Gaeeb

Conheça o Gaeeb

O Grupo de Assistência Espiritual Eurípedes Barsanulfo, GAEEB, foi fundado no dia 18 de maio de 1969, na cidade de Taguatinga, Brasília-DF. A história de sua fundação está marcada pela interferência direta do Mundo Espiritual e pela ação determinada de um grupo de irmãos idealistas, egressos de alguns estados brasileiros em busca de melhores oportunidades na então recém-inaugurada capital do país. Hoje, decorridos mais de 40 anos de fundação do Grupo, se delineia com contornos de realidade, que a reunião desses irmãos denodados nesta cidade, não se deu por acaso, mas pela clara influência do Plano Espiritual Superior.

A verdade é que nas primeiras reuniões realizadas com a participação desse pequeno grupo de companheiros ainda incipientes, não se tinha a menor ideia do planejamento elaborado pelos benfeitores espirituais quanto à missão e às ações futuras que iriam transformar aqueles encontros informais numa duradoura instituição espírita.

Já nas reuniões iniciais, manifestou-se, por via psicofônica, um Espírito que se identificou com o nome Raphael Thoms, trazendo informações sobre os compromissos firmados, ainda no plano espiritual, pelos integrantes daquele pequeno grupo e esclarecendo que sua relação com todos tinha origem em encarnações passadas cujas recordações se perdiam na esteira dos séculos. Em uma das reuniões íntimas do grupo o Dr. Raphael Thoms revelou algumas particularidades de sua vida pregressa, pois, segundo ele, em sua última romagem terrena teria sido médico e vivido no México. Esse fato consta na ata histórica da fundação do Grupo.

Foi assim, numa das memoráveis reuniões mediúnicas realizadas no mês de maio de 1969, que o Dr. Raphael Thoms informa, para surpresa dos presentes, que as atividades até ali realizadas sob a mais absoluta informalidade seriam transformadas em uma instituição espírita. Relata ainda o bondoso Diretor Espiritual que a novel Casa de Eurípedes deveria ser denominada Grupo de Assistência Espiritual Eurípedes Barsanulfo, em homenagem ao luminoso espírito Eurípedes Barsanulfo, pois teria sido ele, o Apóstolo do Bem, quem intercedera junto às esferas espirituais mais elevadas, emprestando o seu “aval” e tornando-se patrono de mais um obra espírita materializada na Terra.

À medida que as reuniões foram se sucedendo a presença daquele Espírito de escol foi se tornando assídua e, a bem da verdade, era ele quem orientava sobre a organização e o planejamento das reuniões nos seus mínimos detalhes. Com o passar do tempo, foi conquistando a confiança do Grupo e, até os dias atuais, continua sendo o orientador firme, o amigo incondicional, o fiel discípulo de Jesus.

Dentre os integrantes desse pequeno grupo de seareiros destaca-se a figura de Sebastião José Tarciso Coelho, médium psicofônico, vindo da cidade de Araguari, na região do Triângulo Mineiro, que serviu de intermediário aos benfeitores espirituais nos primeiros anos de atividades do Grupo.

Em uma oportunidade, por intermédio do médium Sebastião Tarciso, o Dr. Raphael Thoms pediu ao senhor Ricardo Porto Praça que programasse novos encontros e convidasse outros irmãos, o que veio a acontecer, fazendo-se presentes aqueles, que mais tarde, viriam a ser os co-fundadores da futura Casa de Eurípedes. São eles: Alda Nogueira Ramos, Eurípedes do Nascimento Arantes, Garciete Guimarães Coelho, Guilherme Daumas Gomes, Hugo Cunha, Iris Glória Neiva Praça, José Arthur Mundin, Melchisedeck Almeida Campos, Neide Maria Almeida Campos, Ricardo Porto Praça, Sebastiana Joaquim dos Santos, Sebastião José Tarciso Coelho, Vany Ramos e Vicente Ribeiro da Silva.

Desde a sua fundação, o GAEEB enfrentou grandes dificuldades financeiras, de espaço físico e carência de trabalhadores, mas sempre manteve-se firme no propósito de divulgar a Doutrina Espírita. A prática permanente da caridade no seu sentido mais amplo tem sido uma bandeira empunhada pelos diretores e demais obreiros. A assistência espiritual e moral é oferecida a todos aqueles que batem às suas portas em busca de ajuda. Já a assistência material é prestada às pessoas em situação de vulnerabilidade social nos limites de suas disponibilidades financeiras e dentro dos planos e programas estabelecidos pela Instituição. Toda a assistência prestada pelo Grupo é gratuita, sem distinção de crença religiosa, cor, idade, sexo e condição social.

Como toda instituição sem fins lucrativos, sua sobrevivência depende de contribuições de pessoas que frequentam e simpatizam com a Obra. Nos primeiros anos após a sua fundação, o Grupo funcionou em instalações alugadas. Somente, após cerca de cinco anos de atividades é que a Instituição adquiriu um terreno e iniciou a construção de sua sede própria, localizada no Setor D Sul, Área Especial nº 18, Taguatinga-DF. A construção da sede definitiva foi realizada em etapas, durante aproximadamente quarenta anos, e, presentemente, encontra-se concluída.

A construção da sede definitiva do GAEEB permitiu a ampliação de todo o seu trabalho, tanto nos aspectos quantitativos quanto qualitativos. Isso contribuiu de forma decisiva para que as diretorias, nos períodos dos seus respectivos mandatos, envidassem todos os esforços para o atingimento dos objetivos que nortearam a fundação do Grupo.

Atualmente, a Instituição mantém reuniões diárias, realizadas no período noturno e diurno, incluindo públicas e privativas. A atuação do Grupo abrange as seguintes áreas: estudo sistematizado da Doutrina Espírita para adultos e jovens (mocidade espírita), evangelização infanto-juvenil, assistência espiritual, educação da mediunidade, divulgação doutrinária, assistência e promoção social.

Os projetos para o futuro são auspiciosos, pois sob a proteção de Jesus e dos benfeitores espirituais que dirigem a Obra, vislumbra-se para os próximos anos novas oportunidades de trabalho, bem como o aperfeiçoamento das atividades existentes. A instituição, ao longo dos seus mais de 40 anos de atividades ininterruptas, sempre se manteve fiel ao Evangelho de Jesus e aos princípios da Doutrina Espírita, tendo como lema: “Fora da caridade não há salvação”, proposto por Allan Kardec aos espíritas.

Notícias

Movimento Espírita

EVANGELIZAÇÃO NO VENTRE

Neste primeiro semestre de 2024, a Escola de Evangelização Espírita do GAEEB disponibiliza uma nova atividade direcionada para gestantes e acompanhantes. Os encontros acontecem todos

Leia mais »
Movimento Espírita

ECOAR 2024

Nos dias 10 e 11 de fevereiro o Grupo de Assistência Espiritual Eurípedes Barsanulfo (GAEEB/DF) realizará a 32ª edição do Encontro dos Caravaneiros, Obreiros, Amigos

Leia mais »
Movimento Espírita

Chico Xavier – a série

A estreia do mês no serviço de streaming Star Plus, Chico Xavier – A série, nos revela depoimentos inéditos de um dos expoentes do Espiritismo

Leia mais »